terça-feira, 14 de julho de 2020

10 coisas a dizer para alguém com depressão.



Ter uma pessoa de apoio para conversar quando estiver deprimido pode realmente ajudar a aliviar um pouco os sintomas. Não há palavras mágicas que façam alguém se sentir melhor e pode ser difícil saber o que dizer a alguém que está sofrendo. Na minha opinião, evitar o assunto é a pior tática. Ele gera culpa dentro do doente e faz com que se sintam um estranho, o que pode acabar afastando-o ainda mais.

Quando me sinto desamparado e chateado, é importante me sentir confortado mesmo quando não consigo explicar exatamente qual é o problema. Se você conhece alguém que lida com a depressão pergunte a eles se estão bem e diga que você está lá. Mesmo essas poucas palavras simples podem fazê-los sentir-se menos sozinhos.

Aqui estão algumas coisas úteis a dizer para alguém que está lutando. Esta não é de forma alguma uma lista completa do que dizer, são apenas algumas coisas que funcionaram para mim.

1. "Você quer algum espaço?"


Embora seja importante demonstrar apoio por estar presente na vida de alguém e garantir que ele não esteja se isolando, muitas vezes sozinho pode ser útil para digerir como está se sentindo ou apenas recarregar as baterias. Oferecer espaço a alguém, se ele realmente precisar pode ser uma boa ideia.

2. "Estou aqui por você"


Saber que alguém está lá quando precisamos dele pode ser um grande conforto. Muitas pessoas com problemas de saúde mental relutam em pedir ajuda, pois não querem incomodar as pessoas com seus problemas. Expressar a um ente querido que você está lá sempre que ele está pronto para conversar é um bom começo para abrir linhas de comunicação.

3. "Eu te amo"


Sentir-se sozinho, chateado e desamparado pode ser aterrorizante. Você nem sempre precisa ter a resposta para os problemas deles, pois raramente há uma solução perfeita. Apenas dizer "eu te amo" permite que eles saibam que têm seu apoio, não importa o que estejam passando.

4. "Demore o tempo que precisar"


Para alguém em depressão profunda ou mesmo com um humor extremamente baixo, tarefas aparentemente fáceis podem parecer esmagadoras. Coisas do dia-a-dia como tomar banho ou cozinhar podem parecer muito para lidar especialmente no início do dia. Muitas pessoas com depressão sentem que seu humor melhora no final do dia, portanto, é um bom plano permitir tempo extra para essas tarefas.

5. "Você não precisa fazer nada que o deixe desconfortável"


Sentir-se pressionado a algo como situações sociais em que você está deprimido pode ser incrivelmente perturbador. Você pode se sentir obrigado a parecer alegre, o que pode ser muito difícil. Saber que esses eventos podem ser evitados por enquanto pode ajudar uma pessoa a se sentir relaxada e dar-lhe tempo para se concentrar em sua própria saúde.

6. “Tudo vai ficar bem”


Parece simples, mas apenas dizer a alguém que tudo vai ficar bem pode acalmar o humor deles. Quando as pessoas ficam chateadas ou frustradas, elas frequentemente pulam para o "pior cenário possível". Acalme-os com cuidado e lembre-os de que pequenos passos podem ser dados para melhorar a situação.

7. "Eu não acho que você é louco"


Ainda existe tanto estigma em relação à saúde mental que os pacientes geralmente se sentem marginalizados por terem um problema. Sentir-se sozinho e diferente de todos os outros só exacerbará o problema; lembre-o de que, embora a doença seja real, é tratável e não a torna menos pessoa.

8. "Você é uma boa pessoa"


A culpa é um sentimento comum da depressão e pode ser um gatilho, além de um sintoma. Muitas vezes as pessoas se sentem mal porque estavam doentes demais para ir ao trabalho ou participar de uma ocasião social; mas este não é o caso. Você não julgaria alguém por perder um evento devido a uma doença física; então, por que você acha que alguém é uma pessoa má por estar mentalmente doente?

9. "Não é sua culpa"


É comum que problemas de saúde mental pareçam fáceis de corrigir na superfície, mas como sabemos, geralmente é um problema complexo que pode levar anos para ser resolvido. Lembrar à pessoa que ela não pode simplesmente "sair dessa" é essencial; não é fácil de consertar e não é culpa delas.

10. "Você não é um fardo"


Pessoas com depressão geralmente precisam contar com amigos e familiares para muitas coisas; como cozinhar, limpar e fazer compras. Lembre-se de que você está feliz em ajudar sempre que puder (não arrisque sua própria saúde). Garantir que eles se sintam à vontade em pedir e receber ajuda pode aliviar consideravelmente a pressão da vida cotidiana.

Compartilhar: